segunda-feira, 1 de novembro de 2010

oi, rs

A minha história com o Rio Grande do Sul é comprida e complicada, de modos que eu não pretendo falar sobre ela agora. Tudo o que vc precisa saber é que é uma história velha. Eu passei toda a minha adolescência pensando em como seria se meu pai fosse menos chato e se eu largasse o verão eterno de Goiânia e viesse me deliciar com os anos de 4 estações em Porto Alegre.
Vc, Porto Alegrense menos apegado à cidade pode pensar: o que é que esse animalzinho veio cheirar aqui se tava em São Paulo, vibração, agitação, metrópole, cultura, balada, uhu? Vamos por partes:
1) Porto Alegre tem céu: Eu cresci olhando pra cima (sacomé, 1.60m) e qdo eu olho pra cima eu gosto de ver o céu e seus 23849238740 tons de azul, às vezes manchado de laranja, as vezes com pintas prateadas que eu gosto de pensar que é glitter e isso faz do céu um negócio bem boiola. Mas em São Paulo vc não vê o céu direito pq tem sempre uma nuvem de poluição, uns prédios na frente e estrela nenhuma.
2) Porto Alegre tem mais ou menos uns 2 milhões de habitantes: é meios que o mesmo tamanho de Goiânia e é umas 20 vezes menor que São Paulo, o que quer dizer que seja lá qual for o problema de engarrafamento, superlotação, buzinaço ou mendigos e trombadinhas, ele vai ser proporcionalmente bem menor.
3) Grêmio: Vou morar no estádio, vou morrer de gritar. Tá bom que eu evitei a fadiga e não fui ao Grenal desse ano, mas é um misto de falta de ingresso com trauma de infância, falemos de outra coisa.
4) É tudo mais barato que em São Paulo: Ok que ganha-se menos (teve neguinho me oferecendo metade do que eu ganhava na cidade caos), mas a possibilidade de fazer uma refeição por menos de dez reais e alugar um apartamento por menos de 500 é um negócio que faz brilhar o olho, cê precisa de ver.
5) Os rios daqui não fedem. O arroio dilúvio, onde caiu o Werner Schunemann, não conta.
6) As pessoas aqui são bonitas, muito bonitas: Não adianta chiar, elas são mesmo. Só não sei ainda se isso é bom, visto que torna a concorrência desleal.
7) O Justin Bieber tem uma biografia: Tem sim que eu vi na Fnac. E se um pivete que não sabe nem o que é, muito menos onde fica a Alemanha tem, eu tenho que ter a minha também e nada mais emocionante num livro que uma pessoa que virou persona non grata em cada um dos 26 estados da federação (já que o distrito federal não gosta de mim nem eu dele).

2 comentários:

Simone Novato disse...

TU MUDOU PRA PORTO ALEGRE??????

Eduardo disse...

Anos de 4 estações por dia no RS.